blog-full04

04

Diferenças entre MDF, MDP e Aglomerado

O aglomerado é formado por uma mistura de resíduos de madeira – como pó e serragem –, cola e resina. Essa mistura é prensada, formando os painéis que, depois, poderão receber qualquer tipo de revestimento. Geralmente é usado na fabricação de móveis de baixa qualidade, montados com cola e/ou cavilhas (aqueles pequenos pinus utilizados nos encaixes de móveis).

O MDP é produzido com partículas de madeira de cultivo florestal de Pinus e Eucalipto. Essas partículas são posicionadas de forma que as maiores sejam posicionadas no centro da chapa e as mais finas na superfície. Essas partículas são unidas com uma resina sintética, em uma prensa contínua, através de um processo de pressão e calor. A tábua resultante desse processo é largamente usada na produção de móveis residenciais e comerciais de linhas retas, pois esse material não permite formas mais trabalhadas.

O MDF também é produzido por madeiras de cultivo florestal, sendo ecologicamente correto. A principal diferença entre a produção do MDF e do MDP é sua composição, que é feita a partir de fibras de madeira e não partículas. Essas fibras também são unidas através de uma resina sintética e compactadas através da ação da pressão e do calor, em uma prensa de ação contínua. Como resultado, o produto gerado é mais resistente à usinagem, podendo ser torneado e entalhado, abrindo um infinito leque de produção. Em resumo, sua resistência, durabilidade e possibilidade de trabalho acabam tornando o MDF a melhor opção na fabricação de móveis trabalhados.